Entenda as regras básicas do futebol americano de forma rápida e fácil

Você tem amigos que conversam sempre sobre futebol americano e fica não entende nada? Seus problemas acabaram. Neste pequeno guia, vamos ensinar as regras básicas do esporte que mais vem crescendo no país nos últimos tempos.

O objetivo

O futebol americano é um jogo de conquista de território. O objetivo dos times – cada um com 11 jogadores em campo – é chegar à endzone (zona final do campo) do adversário através de descidas do ataque, enquanto a defesa tenta impedir o avanço do rival e recuperar a bola. Vou explicar as regras da NFL, principal liga norte-americana do esporte e maior do mundo.

As descidas (down, em inglês) são feitas a cada jogada – às vezes com um corredor (runing back) disparando e trombando com os defensores e outras com passes do quarterback. O time de ataque tem 4 chances para conquistar 10 jardas ou mais (1 jarda equivale a pouco mais de 90 centímetros). Se conseguir, a equipe tem mais 4 oportunidades e começa a jogada a partir do ponto em que ela parou, e assim vai até o fim do campo, onde o time marca o touchdown (vale 6 pontos). Após pontuar, ele pode chutar um ponto extra (vale 1 ponto). Outro modo de marcar é o field goal (vale 3 pontos), quando os jogadores não chegam à endzone, mas estão em uma posição boa para tentar o chute entre as traves.

Caso não consiga avançar as jardas necessárias, o time perde a posse de bola, e o adversário começa sua campanha – geralmente, quando a equipe não consegue o avanço necessário em três jogadas, ele dá um ‘punt’ (chute longo) na quarta, para deixar o adversário mais longe do seu campo. Antes do início do lance, os times se reúnem para traçar estratégias, por isso a tática é tão importante na modalidade. No fim, vence quem pontuar mais.

O campo

O campo onde se joga futebol americano profissional tem 120 jardas (20 para as zonas finais, 10 para cada) de cumprimento e 53,3 de largura. As marcações estão divididas com um risco que vai de uma lateral à outra a cada 5 jardas. As marquinhas menores significam 1 jarda, a cada 10 delas, há uma marcação com o número da dezena até o 50.

As traves que formam um ‘Y’ ficam no final do campo, centralizadas, em cada extremidade. Ela começa a 3 metros de altura e a barra horizontal tem 5,5 metros.

Duração de jogo

A partida de futebol americano é separada em quatro períodos, cada um com 15 minutos. Após o término do segundo período, há um intervalo de 12 minutos. Depois do intervalo, o time que começou recebendo a bola dá o pontapé inicial.

Formas de parar o tempo

Os minutos param de rodar quando a bola sai de campo; quando há um passe incompleto; quando o recebedor pega a bola, mas sai de campo antes de ser derrubado; quando alguém se lesiona; após a marcação de algum ponto; quando há falta na jogada; quando há o aviso de dois minutos (Two minute warning – restando dois minutos para o encerramento do segundo e do último quarto, o cronômetro para e as equipes se reúnem para decidir jogadas); quando a equipe pede uma pausa (cada uma tem três pedidos em cada metade do jogo); quando há uma inversão na posse de bola; quando o jogador é derrubado após receber a bola de um punt ou kickoff.

Fonte: NFL à Brasileira

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: