Tem reunião de trabalho? Aprenda a render como nunca!

A rotina traz, cada vez mais, um volume de maior de tarefas no período de trabalho. Isso faz com que a missão de manter o foco se torne muito complicada. Mas existem algumas dicas capazes de fazer você render como nunca! As reuniões vão se tornar mais dinâmicas e produtivas em sua percepção.

Para trazer um rendimento maior ao seu cotidiano, o italiano Francesco Cirillo criou um método extremamente eficiente. Trata-se da técnica Pomodoro, que organiza os afazeres e faz com que uma equipe se torne mais consistente na busca pelos objetivos. E já vamos adiantando: a expressão vem do formato do relógio utilizado pelo estudioso, que se assemelhava com um tomate. Mas você não precisa comê-los durante o processo!

O descanso é importante

Cirillo defende que a pessoa precisa focar totalmente em uma única atividade, separando o tempo em períodos de meia hora. O objetivo deve ser encerrar a tarefa em 25 minutos, abrindo 5 para descanso. Neste tempinho, é fundamental você dar uma volta, tomar um pouco de água ou até conversar sobre coisas aleatórias. Nada de ficar discutindo coisas de trabalho ou ficar realizando atividades que demandam esforço mental!

Este ciclo deve se repetir por quatro vezes durante o seu dia. A quinta parada deve ser maior, envolvendo 25 minutos ou até um pouquinho mais de tempo. Dessa forma, o seu cérebro vai se adaptar a picos de rendimento, deixando com que os resultados apareçam de forma mais prática. Depois, basta repetir o processo desde o início. Podem parecer muitas pausas, mas no fim das contas você vai conseguir fazer mais tarefas e render como nunca.

Formas de render como nunca em grupo

Principalmente com a chegada da era digital, a dispersão se tornou um problema corriqueiro durante as atividades. Por isso, ter uma coesão entre os membros da equipe é fundamental. Desta forma, é necessário montar um esquema especial na realização das tarefas. Ao definir as prioridades, os membros da equipe devem ser separados em grupos menores. Cada um deles deve assumir as responsabilidades em relação aos temas propostos.

É muito importante respeitar os horários e deixar com que os grupos segmentados toquem as atividades, dando liberdade para que as metas sejam batidas da forma que eles preferirem trabalhar. Ao final do dia, é importante reunir todas as equipes para um balanço de 20 minutos, verificando tudo o que já foi feito e traçando as metas importantes para o dia seguinte. Desta forma, a reunião vai render como nunca e você estará com a cabeça ótima para pensar em soluções!

Dicas valiosas

Para que o rendimento possa crescer com o uso das técnicas Pomodoro, é importante estar em um ambiente de trabalho favorável. Busque pela descontração nos minutos em que não estiver empenhado em alguma atividade. Um espaço onde os colaboradores troquem opiniões, partilhem vivências pessoais e se permitam a trocar experiências é extremamente saudável.

Alternativas podem funcionar, como a ingestão de água, açúcar ou café no decorrer do dia. Mas estas soluções, que não envolvem mudanças de comportamento, possuem um prazo de validade. Pior ainda: fazem com que o seu corpo fique condicionado a só render bem com a ingestão de alguma bebida ou alimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: